O movimento "Salve-se Quem Puder" foi criado pelos estudantes da área de saúde da UnB em virtude das condições atuais em que se encontra o Hospital Universitário de Brasília. O movimento é organizado pelos Centros Acadêmicos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Odontologia, e visa a conseguir as melhorias necessárias para que o HUB possa prover atendimento de qualidade à população do DF. Se você é estudante da UnB, da saúde ou não, ou um usuário do HUB, ajude-nos a te ajudar. Participe!

sábado, 4 de setembro de 2010

Pronto-socorro da pediatria do HUB fica fechado no fim de semana

Hospital não tem médicos plantonistas suficientes para cobrir a escala. Reunião na segunda-feira vai discutir possíveis


Leonardo Echeverria - Da Secretaria de Comunicação da UnB





O pronto-socorro da pediatria do Hospital Universitário está fechado desde a tarde desta sexta-feira, 3 de setembro. A causa é a falta de médicos plantonistas para cobrir os turnos. Segundo Elza Noronha, vice-diretora do HUB, como os médicos são contratados como prestadores de serviços – sem carteira assinada – eles não se comprometem com a carga horária estabelecida pelo hospital.

É o caso dos profissionais que fariam o plantão de sexta e sábado. Eles deixaram a escala de plantão em aberto, e a diretoria decidiu fechar o atendimento ao público até que a escala esteja regularizada. Quando a unidade fechou, três crianças estavam internadas lá, mas já foram transferidas para a enfermaria.

"O problema é que não há no mercado uma reserva de profissionais disponíveis para trabalhar", diz Elza. Os plantonistas não têm uma carga horária fixa, eles recebem R$ 500 por 12 horas de trabalho. Com isso, a carga horária de cada médico varia mês a mês.

Segundo Elza, a falta de pessoal é o problema central do HUB. Lá trabalham 784 profissionais concursados, e 572 prestadores de serviço. Por causa da precariedade dos contratos de trabalho, esses últimos acabam tendo uma rotatividade muito grande. A solução seria contratar mais médicos via concurso, mas não há contratações autorizadas pelo Ministério do Planejamento.

O pronto-socorro da pediatria realiza cerca de 1.200 atendimentos por mês. Com o fechamento da unidade, os casos que chegarem ao hospital serão encaminhados a outros hospitais da rede pública. O HUB mantém uma ambulância 24 horas por dia para fazer o transporte nesses casos.

Na segunda-feira à noite, será feita uma reunião com todos os plantonistas para tentar resolver o problema.

fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário