O movimento "Salve-se Quem Puder" foi criado pelos estudantes da área de saúde da UnB em virtude das condições atuais em que se encontra o Hospital Universitário de Brasília. O movimento é organizado pelos Centros Acadêmicos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Odontologia, e visa a conseguir as melhorias necessárias para que o HUB possa prover atendimento de qualidade à população do DF. Se você é estudante da UnB, da saúde ou não, ou um usuário do HUB, ajude-nos a te ajudar. Participe!

terça-feira, 23 de março de 2010

APELO



O Hospital Universitário de Brasília (HUB), apesar da sua reconhecida excelência no atendimento e na resolutividade de problemas de saúde, passa por um momento de sucateamento da estrutura e precarização em seus atendimentos. Os funcionários, estudantes e professores têm que se acostumar com a falta de materiais e equipamentos básicos para o atendimento (luvas, pacotes de curativo, gazes, etc.), com a estrutura precária, a falta de profissionais e falta de medicamentos. Além disso, os estudantes da Faculdade de Saúde esperam as promessas de abertura do PRONTO SOCORRO, ONDONTOCLÍNICA e FARMÁCIA ESCOLA, que são projetos essenciais para a formação dos estudantes de ciências da saúde, mas que nunca terminam.


Graças a esse descaso com o HUB, os estudantes da Saúde precisam se contentar com uma prática que não oferece o pleno desenvolvimento das habilidades e conhecimentos dos futuros profissionais de saúde, e o atendimento à comunidade fica prejudicado, já que há 2 anos o HUB não atende pacientes que nunca foram atendidos no HUB. Sendo assim, os estudantes e toda a sociedade arcam com os prejuízos do desrespeito que a Universidade vem tendo com o hospital.


Diante desses fatos os Centros Acadêmicos das Faculdades de Saúde e Medicina cobram da direção do HUB, FS, FM e reitoria:


1-O início imediato das obras do Pronto Socorro e conseqüentemente sua abertura;


2-Conclusão das obras e abertura imediata da ODONTOCLÍNICA e FARMÁCIA ESCOLA;


3-Contratação de mais profissionais de saúde, principalmente enfermeiros e médicos;


4-Compra e manutenção de materiais essenciais para o bom atendimento;

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