O movimento "Salve-se Quem Puder" foi criado pelos estudantes da área de saúde da UnB em virtude das condições atuais em que se encontra o Hospital Universitário de Brasília. O movimento é organizado pelos Centros Acadêmicos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Odontologia, e visa a conseguir as melhorias necessárias para que o HUB possa prover atendimento de qualidade à população do DF. Se você é estudante da UnB, da saúde ou não, ou um usuário do HUB, ajude-nos a te ajudar. Participe!

terça-feira, 30 de março de 2010

ATO QUINTA (01/04)

Comando de greve e Movimento Salve-se quem puder convoca
tod@s para Manifestação de denúncia
sobre a precarização que o HUB vem sofrendo.

Local: Concentração no CEUBINHO e arrastão no ICC chegando ao HUB com fotos e denúncias.
Dia: Quinta (01/04)
Horário: 9hrs

E sábado sairá na rádio utopia uma entrevista sobre o movimento.
Para ouvir pela internet
clique aqui e baixe o link Utopia Fm.

quinta-feira, 25 de março de 2010

PARTICIPE

Segunda feira haverá reunião do movimento
12h, na sala ao lado do CA de enfermagem e medicina,na FS
estão todos convidados!

Voluntários- HUB

A Associação dos Voluntários do Hospital Universitário de Brasília (AVHUB) é uma organização sem fins lucrativos, que há mais de uma década vem acompanhando os pacientes do HUB. O principal objetivo da entidade é prestar apoio emocional e assistencial, fortalecendo a auto-estima dos pacientes. Confira as ações associação:

Sala de Espera
Atende à pacientes portadoras de câncer em tratamento no ambulatório de Mastologia do HUB. O projeto funciona todas as segundas feiras, na sala J do corredor verde, do Ambulatório Principal do HUB.
Coordenadora: Sílvia Agostinho

Bula do Riso
Grupo formado em grande parte por estudantes que se fantasiam de palhaço e visitam as alas de internação do hospital. As visitas do grupo Bula do Riso são realizadas todos os domingos das 9h30 até 12h.
Coordenador: Cláudio Ricardo Chaves Moraes
para participar basta mandar um email para: joaoantoniopc@gmail.com e aparecer por lá no horário! :)
orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=5698066033565135801

Lanche
Projeto oferece lanches para pacientes em tratamento no ambulatório de Hanseníase do HUB. O projeto funciona todas as quartas-feiras, a partir das 08h, na entrada lateral do ambulatório Principal do HUB.
Coordenadora: Maria de Lourdes Lima

Quimioterapia
Ação que dá assistência emocional e social a pacientes portadores de câncer em tratamento com quimioterapia no HUB. Projeto funciona de segunda à sexta-feira na ala de Quimioterapia do hospital.
Coordenadora: Isabel Valente de Lima do Espírito Santo

Contadores de História
Ação conta histórias para pacientes pediátricos e adultos. Funciona em diferentes dias da semana.
Coordenadora: Leise Gonçalves de Oliveira Meireles

Visita a pacientes
Internados nas clínicas médica e cirúrgica de adultos
Coordenadora: Deolinda Leal Matos

Visita a pacientes
Internados nas clínicas médica e cirúrgica pediátrica
Coordenadora: Maria Alice Dias Fonseca Marinho

Dia da Beleza
Ação solidária que oferece serviços de beleza a pacientes internados em diferentes áreas do HUB. Funciona na Praça de Criatividade e Lazer, toda segunda-feira do mês.
Coordenadora: Glória Maria de Sá Vaconcelos

Para ser voluntário no HUB, os interessados devem procurar a associação, na Av. L2 Norte, Quadra 604/605, Bloco A, Ambulatório Principal do HUB, Corredor vermelho, Sala 74, ou pelos telefones (61) 3448 5378 e 3307 1598.

Existem três formas de sr voluntário:
1- Associando-se à AVHUB para participar das ações e programas desenvolvidos pela entidade;
2 - Fazendo doação para o Bazar da Associação. Qualquer produto pode ser doado, desde roupas a eletrodomésticos. Com a verba arrecadada com a venda deste produto, a AVHUB poderá custear a manutenção de seus projetos;
3 - Sendo sócio-contribuinte da AVHUB. As contribuições devem ser feitas na seguinte conta do Banco do Brasil:Agência: 3606-XConta Corrente: 437.666-8

Eu não tenho certeza dos dias e horários,já que essa informação é do ano passado!Por isso sugiro que liguem lá antes de qualquer coisa.
O único projeto confirmado é o Bula do Riso.

terça-feira, 23 de março de 2010

Mobilização durante a greve

HAPPY HOUR SALVE-SE QUEM PUDER
SEXTA-FEIRA (26/03) AS 18HRS
LOCAL:Estacionamento FS
Ensaio aberto da bateria Insana!

APELO



O Hospital Universitário de Brasília (HUB), apesar da sua reconhecida excelência no atendimento e na resolutividade de problemas de saúde, passa por um momento de sucateamento da estrutura e precarização em seus atendimentos. Os funcionários, estudantes e professores têm que se acostumar com a falta de materiais e equipamentos básicos para o atendimento (luvas, pacotes de curativo, gazes, etc.), com a estrutura precária, a falta de profissionais e falta de medicamentos. Além disso, os estudantes da Faculdade de Saúde esperam as promessas de abertura do PRONTO SOCORRO, ONDONTOCLÍNICA e FARMÁCIA ESCOLA, que são projetos essenciais para a formação dos estudantes de ciências da saúde, mas que nunca terminam.


Graças a esse descaso com o HUB, os estudantes da Saúde precisam se contentar com uma prática que não oferece o pleno desenvolvimento das habilidades e conhecimentos dos futuros profissionais de saúde, e o atendimento à comunidade fica prejudicado, já que há 2 anos o HUB não atende pacientes que nunca foram atendidos no HUB. Sendo assim, os estudantes e toda a sociedade arcam com os prejuízos do desrespeito que a Universidade vem tendo com o hospital.


Diante desses fatos os Centros Acadêmicos das Faculdades de Saúde e Medicina cobram da direção do HUB, FS, FM e reitoria:


1-O início imediato das obras do Pronto Socorro e conseqüentemente sua abertura;


2-Conclusão das obras e abertura imediata da ODONTOCLÍNICA e FARMÁCIA ESCOLA;


3-Contratação de mais profissionais de saúde, principalmente enfermeiros e médicos;


4-Compra e manutenção de materiais essenciais para o bom atendimento;

Cade o pronto-socorro?

20/05/2008 :
Saiu no Correio Braziliense: "HUB Pronto-socorro fechado compromete ensino.
Além de comprometer o atendimento de cerca de 3 mil pessoas por mês, a reforma prejudicará o ensino dos alunos de medicina da UnB. Pelo menos 70 deles atuavam no pronto-socorro e agora não têm onde exercer as atividades práticas. A direção da Faculdade de Saúde estuda transferir os estudantes para o Hospital Regional do Paranoá. “Vamos ser prejudicados. No HUB acompanhamos todo o processo do paciente. Lá não sabemos se será assim nem teremos a mesma supervisão que temos aqui”, disse Adriano Evangelista Borges, 25 anos, que está no último ano do curso."
Leia mais...

21/05/2009:
HUB em crise: pronto-socorro foi interditado há um ano e, desde então, passa por reformas.
Leia mais...

27/02/2010:
HUB não tem atendimento de emergência na clínica geral por falta de estrutura
Leia mais...